sábado, 6 de março de 2010

COMPLEXO CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS

Olá pessoal,

Vou falar um pouco sobre a cidade Adminstrativa de Minas Gerais e começo pelo Palácio do Governo.
A obra teve início em Abril de 2008 e hoje encontra-se em fase de acabamento. As empresas contratadas para execução da obra foram a Consórcio Camargo Correia, Mendes Júnior e Santa Bárbara. O Complexo foi projetado pelo Mega Ultra Power Salve Salve, Oscar Niemeyer. Tem 804 mil m² de terreno, localizado no bairro de Serra Verde. Local estratégicamente pensado pra não atrapalhar o trânsito da capital além de ser muito bem servido no que diz respeito a transporte público.
O Palácio do Governo se destaca pelos seus 148 m de extensão, "o maior vão livre do mundo" segundo o Mario Terra Cunha, diretor da Avantec Engenharia, consultoria responsável pelo projeto em parceria com a Casuarina Consultoria. Esse tipo de construção retangular e com grandes vãos livres, pedem o uso de laje nervurada, pois precisam de maior rigidez de estrutura. Essa solução foi usada nos cinco pavimentos e cobertura.

Ainda segundo Mário Terra, “Nós aplicamos uma estrutura com cinco lajes suspensas por tirantes de aço. Tivemos que fazer o possível para aliviar o peso, de maneira a reduzir a quantidade de estrutura necessária para sustentar os tirantes. Utilizamos nos painéis de laje a solução nervurada. Nas vigas, construídas ‘in loco’ em duas etapas, usamos a protensão, o que propiciou vigas mais esbeltas e com menos concreto, se comparadas às de concreto armado convencional”.



BJSSSSSSSSSSSSS LAURINHA.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OI, DIZ AÍ!!!!
MUITO OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO!!!